quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Diminuir Tamanho de Disco em uma VM Windows

Olá Amigos!


   Tenho um servidor de virtualização na empresa aonde trabalho rodando o XenServer 6.0.2, até o momento eu tinha somente uma VM Windows Seven instalada e funcionando normalmente (É meu servidor dos ThinClients). Quando o instalei a alguns meses atrás não sabia mexer direito no XenServer e não provisionei a demanda de uma nova VM. Dito e feito! Precisei levantar uma outra VM para uma nova aplicação na empresa mas não havia espaço em Disco no Host. E agora!? Após pesquisar bastante achei uma dica no grupo de discussão sobre XenServer, e resolvi de uma maneira bem prática (porém demorada) via XenCenter.

   
    Primeiro tive que simular um P2V (Physical to Virtual) vamos precisar instalar o XenConvert na máquina que terá o disco diminuido. Após instalado o XenConvert iniciaremos o processo: Let's Go!
Primeira tela do XenConvert 
Existe outras opções de conversão mas no nosso caso vamos "converte-lá" para XenServer

Eis aqui a chave do nosso post!
Nesta tela é possível definir o tamanho do disco após a conversão, mudando os valores de Free Space ao lado teremos o tamanho das partições e na última linha o tamanho total do disco.


Aqui colocaremos o IP do Host que esta instalado o XenServer user e pass do root e aonde iremos salvar a nossa conversão. Pode-se usar um disco externo, Storage ou até mesmo uma pasta compartilhada de outro PC. Lembrando que devemos nos certificar que temos bastante espaço para salvar a nossa máquina pois dependendo da quantidade de dados na VM o arquivo se torna imenso.


Definimos o nome da VM a ser convertida



Resumo final e Convert!



Em progresso...


Concluído!



   Bom pessoal a principio é isso não deixem de postar suas dúvidas e/ou sugestões!

Um Grande Abraço,

:wq