quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Instalação do Windows Server 2012


Olá Pessoal,

Neste post vamos abordar uma instalação relativamente nova porem muito útil tendo em vista que entramos em um caminho sem volta para aplicações e sistemas operacionais na nuvem. Neste caso ainda utilizamos um host físico dentro da empresa mas podem ir se familiarizando com o ambiente pois é este mesmo que vocês vão encontrar na "Nuvem".

Vamos ao que interessa.

Abaixo seguem as telas de instalação do Windows Server 2012.

1. Após a inserção da mídia de instalação do Windows Server veremos o carregamento dos arquivos para a instalação conforme nos mostra a figura abaixo:


2. Após o carregamento dos arquivos vamos definir as opções de linguagem, formato de data e hora e layout do teclado, lembrando que estas informações podem ser editadas posteriormente.


3. Clique na opção "INSTALL NOW" para darmos seguimento na instalação.


4. Nesta etapa definimos qual a opção de sistema operacional queremos que seja instalado, em nosso caso vamos instalar a versão completa do sistema operacional e não a opção CORE conforme selecionamos abaixo:


5. Após a leitura dos termos da Microsoft marque a opção "I accepet the license terms" e clique em NEXT para avançarmos até a próxima etapa conforme nos mostra a figura abaixo:


6. Nesta etapa vamos selecionar a opção "Advanced" para que possamos personalizar a criação das partições dos discos físicos.


7. Em nosso caso como possuímos apenas um disco de 40GB conforme a figura abaixo clicamos na opção NEXT e avançamos com a instalação.


8. Aguarde que todas as etapas da instalação seja concluída com sucesso.


9. Antes da conclusão completa da instalação precisamos definir uma senha para o nosso usuário "Administrator", após definirmos esta senha clicamos na opção FINISH para concluirmos efetivamente a instalação do nosso Server 2012.



10. Agora vamos inserir a senha que definimos para o nosso administrador e iniciarmos assim nossas demais configurações.


11. A tela abaixo os mostra a nossa tela inicial após a instalação do nosso Windows Server 2012.


12. Para acessarmos nosso "MENU" de tarefas apertamos a tecla do "Windows" e assim podemos acessar o nosso "SERVER MANAGER" e darmos seguimento em nossas instalações e personalizações.



Bom pessoal, a instalação é simples porem se feita com planejamento para que não ocorra surpresas. Uma "boa prática" muito interessante de seguir antes de iniciar a instalação é verificarmos os requisitos mínimos de hardware (http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj134246.aspx) que o sistema operacional exige para que tenhamos uma instalação sem problemas.

Era isso pessoal, esperamos que tenham gostado e estamos a disposição para dúvidas que vocês possam ter.

Grande Abraço.