quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Acessando Windows via TS em Clientes Linux

Olá Pessoal!


Para quem usa Linux as vezes precisa acessar o servidor no trabalho que é Windows, acessar a máquina de um cliente que deu problema em alguma coisa.. ou ainda acessar a máquina da mãe pois ela não esta conseguindo fazer alguma coisa no Word! 
Isso é extremamente comum para nós que trabalhamos com informática, e para encurtar o caminho e ao invés de procurar uma máquina com Windows  para acessar via "Conexão de Área de Trabalho Remota"  podemos usar clientes de TS (Terminal Server) para Linux. Vou apresentar dois que uso com bastante frequência e ambos funcionam muito bem.

#REMMINA

O Remmina é um cliente de desktop para linux que suporta alguns dos mais populares protocolos de acesso remoto. São eles RDP, VNC, NX, XDMCP e SSH. Seu uso é extremamente simples e funcional. 


Usei como S.O a distribuição Linux Mint 13 XFCE para os testes do post. Vamos instalar e configurar um acesso a um máquina com Windows 7 via RDP. O ip da máquina é 10.1.1.198:


Let's Go!


Podemos instalar via modo gráfico, mas particularmente eu prefiro e acho muito mais fácil instalar via terminal então vamos lá :)


#sudo apt-get install remmina






Pronto esta instalado o remmina! Agora podemos localiza-lo em:
Menu - Internet - Remmina Remote Desktop Client

Tela Principal do Remmina

Agora vamos configurar a nossa conexão:



Nomeamos a nossa conexão
Setamos o IP do Servidor 
Nome do Usuário (é possível colocar a senha também assim o logon fica automático mas eu prefiro digitar a senha sempre)
Podemos setar o dominio se a máquina pertencer ao mesmo
Podemos definir o tamanho da tela
Qualidade do vídeo (Color Depth)

Clicamos na aba Advanced:



Definimos a qualidade da conexão
Podemos "trazer" o som da máquina remota para a nossa
E temos de setar o protocolo RDP em Security

Feito isso clicamos em Save. Vamos voltar a tela principal do programa mas com a conexão criada:


Dois cliques na conexão e:

Colocamos a senha do usuário


Estamos na máquina remota!

O remmina é extremamente simples e funcional, mas faço uma ressalva. Ele tem um bug que até o momento desta postagem não havia sido corrigido.. O "Caps Lock" e o "Num Lock" funcionam de maneira contrária! Ou seja quando a luz do "Num Lock" do teclado estiver acesa ele não funciona e quando desligado ele funciona! Essa é a única ressalva que posso fazer mas é um cliente simples e podemos ter várias conexões de diferentes protocolos neste cliente.


#RDESKTOP



O rdesktop é um cliente Linux específico para protocolo RDP. Seu uso (a meu ver) é mais simples que o do remmina sendo mais "editável" que o primeiro.


Vamos instalar o rdesktop via terminal:

#sudo apt-get install rdesktop


Instalado o rdesktop já podemos utiliza-lo. Ele é utilizado via terminal nas versões mais antigas do Ubuntu como a 10.04 por exemplo havia uma janela gráfica para configurar a conexão. Podemos instalar o grdesktop (GNOME rdesktop client) Mas como o foco não é o gráfico nesse programa e com um comando extremamente simples já é possível termos conexão:

#rdesktop 10.1.1.198



Note que já estamos prontos para acessar a nossa máquina remota, só nos resta setarmos o usuário e senha corretos e estamos dentro! Mas com o rdesktop podemos usar vários argumentos para acessarmos nosso servidor. Vou apresentar o comando que uso com bastante frequência e o que mais se encaixa na minha realidade:

#rdesktop -a 32 -f -u Administrador -N 10.1.1.198

Podemos mencionar o comando acima da seguinte forma:

rdesktop = programa de conexão

-a 32 = O argumento -a seta o color depth (8, 16, 24 bpp). Se voce estiver conectando em Windows 7, Windows Server 2008 ou superior podemos usar 32 bpp mas se for Windows Xp ou inferior deve-se usar 24 bpp pois o Xp não suporta mais que 24 bpp. 

-f = Aqui definimos que a conexão vai ser "Full Screen"

-u = Setamos o usuário

-N = Ativamos o Num Lock

10.1.1.198 = Ip do nosso servidor

Conexão com o comando:
#rdesktop -a 32 -f -u Administrador -N 10.1.1.198

Com o rdesktop podemos usar pendrive na máquina remota, som, impressora enfim fazer várias combinações de conexão. Voce pode ver aqui todos os argumentos que se é possível fazer com o rdesktop.

Não percebi absolutamente nenhum bug no rdesktop funciona de maneira muito estável.

Espero ter ajudado de alguma forma, não esqueçam de postar suas dúvidas, sugestões ou criticas para nós.

Um grande abraço a todos!