sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Hyper-V no Windows 8


Prezados Leitores,

Nossa dica de hoje fica por conta de uma ferramenta muito interessante que a Microsoft nos disponibilizou no Windows 8 que é a ferramenta de virtualização do Hyper-V. Sim, agora você que utiliza o Windows 8 vai ter disponível o mesmo Hyper-V que o Windows Server utiliza.Podendo com essa ferramenta efetuar a criação de máquinas virtuais sejam elas para estudo ou até mesmo para produção. Claro que em um ambiente corporativo (Boas práticas) é importante utilizarmos um Windows Server tendo em vista os inúmeros recursos que o mesmo nos oferece.

Pois bem, vamos ao que realmente nos interessa. Vou mostrar aqui para vocês como habilitamos o Hyper-V no Windows 8 e como configuramos um Switch Virtual para que possamos dar início assim a criação de novas máquinas virtuais.

1 - Aperte a tecla "Windows" e vá para o "Menu Iniciar".

2 - Digite a palavra "Control" e selecione a opção "Control Panel" conforme nos mostra a figura abaixo.

3 - Nesta próxima etapa vamos até a opção "Programs and Features".

4 - No canto esquerdo do Painel de Controle existe uma opção chamada "Turn Windows Features on or Off" que significa que vamos ativar um recurso do Windows 8.


5 - Na tela à seguir devemos marcar a opção completa de "Hyper-V" e clicarmos em "OK".

6 - Após confirmarmos a instalação do novo recurso o Windows 8 vai aplicar as devidas configurações.

7 - Após ele aplicar estas configurações é solicitada a reinicialização do sistema operacional para que o novo recurso entre em funcionamento. Clique na opção "Restart Now" e aguarde a reinicialização do sistema.

8 - Após reiniciar efetue logon com o mesmo usuário que foi instalado o recurso e aperte novamente a tecla do "Windows". Logo após digite a palavra "Hyper" e clique na opção "Hyper-V Manager".

9 - Pois bem, esta é a tela principal do Hyper-V Manager onde vamos criar e gerenciar nossas futuras máquinas virtuais.

10 - Agora vamos realizar uma configuração muito importante que é configurar um "Switch Virtual" para que possamos ter conexão entre nossas máquinas virtuais. Por padrão o Hyper-V vem com esta opção desconfigurada permitindo que você crie uma máquina virtual mas não tenha conexão alguma. Clique com o botão direito do mouse no nome do seu computador e na opção "Virtual Switch Manager".

Você pode criar três tipos de Switchs Virtuais no Hyper-V:

Rede Externa: Uma rede virtual externa se conecta ao adaptador de rede físico para que as máquinas virtuais possam acessar uma rede física. Por exemplo, se houver um servidor DHCP na rede física, as máquinas virtuais conectadas a uma rede externa receberão um endereço DHCP desse servidor de rede.
Rede Interna: Uma rede virtual interna pode conectar todas as máquinas virtuais ao computador físico local. Esse tipo de rede virtual não pode fornecer acesso a uma conexão de rede física.
Rede Privada: Uma rede virtual privada só pode conectar as máquinas virtuais a outras máquinas virtuais em execução no computador físico local. Ela não pode conectar ao próprio computador físico local.
11 - Em nosso caso vamos criar uma rede "Externa", conforme nos ilustra a figura abaixo.

12 - Na opção "Name" definimos o nome "Internet Wireless" pois vamos utilizar uma conexão externa para podermos utilizar a Internet dentro das máquinas virtuais e selecionamos logo abaixo o adaptador da placa Wireless. Após estas opções estarem configuradas podemos clicar na opção "OK."

13 - Após clicar em "OK" é exibida uma mensagem informando que perderemos momentaneamente a conexão com a internet para que o nosso "Switch Virtual" seja criado com sucesso.

14 - Após clicarmos na opção "Yes" o sistema irá aplicar as configurações.

15 - Após o processo ser concluído com êxito aperte as teclas do "Windows" + R (Executar) e digite o comando "ncpa.cpl" onde o mesmo irá nos encaminhar para as propriedades das placas de rede.

16 - Verifique se o nosso "Switch Virtual" foi criado com sucesso e configure suas máquinas virtuais.

Bom pessoal, acredito que para este post era isso. Esperamos ter ajudado e estamos a disposição para dúvidas ou sugestões sobre este post.

Obrigado a todos e não deixem de comentar se esta postagem foi útil.

Forte Abraço.