quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VPN Client to Gateway no Cisco RV016.


Boa Noite pessoal,

O nosso post de hoje fala sobre um procedimento muito utilizado hoje em dia nas empresas para que possamos administrar de casa ou até mesmo resolver algum problema na empresa fora do horário de trabalho. O recurso de VPN é cada vez mais utilizado nas empresas pois nos possibilita diversas facilidades e a maior delas é trabalhar de qualquer lugar onde tenhamos uma conexão com a internet.

Nesse post vamos configurar uma VPN do tipo "Client to Gateway" que significa que vamos configurar a VPN em um roteador dentro da empresa e vamos instalar um software cliente em nossa máquina de casa ou notebook para que possamos acessar nosso ambiente corporativo.

Pois bem, vamos ao que interessa.

Obs.: Neste caso vamos utilizar um roteador RV016 da linha Small Business da Cisco que são equipamentos robustos para empresas de pequeno e médio porte.

Após entrarmos em nosso roteador vamos até a guia "VPN" como nos mostra a figura abaixo no canto esquerdo da tela. Marque também a opção "Tunnel" para informarmos ao roteador que vamos configurar um túnel de VPN e não um grupo.
Adicionamos um nome para a conexão de VPN que no nosso caso foi dado como "Layer3" (Como sugestão coloque o nome da sua empresa).
E selecionamos a interface que vamos utilizar, como no nosso caso disponibilizamos somente de um link e o mesmo esta em nossa porta "WAN1" selecionamos esta opção.
Não esqueça de marcar a opção "Enable" que nos indica que o nosso túnel de VPN vai estar ativo.



Nesta segunda etapa ainda dentro da guia VPN vamos até a opção "Client to Gateway" e vamos adicionar as seguintes informações conforme mostradas na imagem abaixo:

Local Security Group Type: Marque a opção "Subnet" onde significa que o túnel de VPN nos dará acesso a toda a nossa rede interna.

IP Address: Essa opção é importante que seja adicionada a informação correta que é o IP de REDE da nossa LAN que em nosso caso é 172.16.1.0.

Subnet Mask: Aqui selecionamos a máscara de rede da nossa LAN que em nosso caso é 255.255.255.0 que nos da direito a 256 IPs,  sendo que geralmente reservamos o 1º para o roteador e o último é broadcast, ou seja, temos 254 IPs para distribuir em nossa LAN.

Esta próxima opção é fundamental para que nossa VPN funcione corretamente, precisamos na opção "Remote Security Gateway Type" selecionarmos a opção "IP ONLY" e vamos adicionar o Gateway da nossa WAN que no nosso caso é 189.40.55.185 que significa que nosso túnel VPN vai enviar informações para o mundo externo através desse endereço.



Abaixo segue a imagem de configurações de IPSEC que é o protocolo usado para a nossa conexão em questão.

IMPORTANTE: Na opção "Preshared Key" devemos definir a senha de nossa conexão que em nosso caso vamos colocar "l@y3r3" = (Layer3 com caracteres especiais). É importante sempre lembrar que as senhas devem ser complexas e devemos informar sempre somente para pessoas autorizadas.



Por fim após clicarmos na opção "Advanced" que se encontra na figura acima temos as opções que nos mostra a figura abaixo onde deixamos as mesmas desta maneira.




Pessoal, essa é a configuração que realizamos no roteador lembrando que os roteadores da Cisco exigem que seja instalado um software cliente próprio da cisco para que seja efetuada a conexão com a VPN. O nome deste software é "QuickVPN" e é muito simples de ser instalado e configurado.

Lembrando que quem esta utilizando o Windows 8 deve executar o mesmo em "Compatibility Mode" com o Windows 7 pois até o presente momento a Cisco não nos disponibilizou a versão para Windows 8.

Acho que é isso pessoal, qualquer dúvida ou sugestão para o post ficamos gratos.

Abração a todos.