terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ubuntu 12.10 Desktop


Boa Noite Pessoal,

Neste post iremos compartilhar com vocês o processo de instalação do recém lançado Ubuntu Desktop 12.10 Quantal Quetzal, um sistema operacional completo que pode realizar tudo o que você necessitar fazer.
A ideia de utilizarmos o Ubuntu é termos a liberdade de compartilharmos técnicas de utilização, personalização e principalmente nos sentirmos livre para realizarmos o que quisermos dentro do sistema operacional que se encontra dentro de nosso computador ou notebook.

Vamos ao que interessa!!!

1 - Nosso primeiro passo é configurar nosso computador ou notebook para iniciar o Boot pelo CD/DVD e colocarmos nosso CD do Ubuntu 12.10 Desktop no drive. A primeira tela que veremos é a que esta logo abaixo.


2 - Após alguns segundos a 1ª tela de instalação aparece onde temos as opções de iniciarmos o Ubuntu através somente do CD ou instalarmos efetivamente em nossa máquina que neste caso será a nossa opção. Clicamos na opção "Install Ubuntu".



3 - Em nosso próximo passo o Ubuntu vai verificar se nosso Hardware preenche os requisitos mínimos de espaço disponível em disco e se o computador possui uma conexão com a internet ativa (Opção não obrigatória). Temos também as opções de efetuarmos os downloads mais atuais do sistema operacional e baixarmos os codecs e softwares de player para que o Ubuntu possa rodar seus vídeos e músicas em qualquer formato, neste caso optamos pela instalação padrão. Após clicamos na opção "Continue".



4 - Neste passo o Ubuntu informa que se há algum volume na partição a instalação irá remover para que a mesma seja executada com sucesso. Podemos clicar na opção "Continue".


5 - Este é o passo onde escolhemos nossa região para sincronização de opções de data e hora. Em nosso caso digitamos na caixa a cidade de "Porto Alegre" e após clicamos na opção "Continue".



6 - O Ubuntu nos oferece uma opção muito legal onde podemos escolher o layout do nosso teclado e testarmos se realmente é o que vamos utilizar digitando algumas letras ou caracteres conforme nos mostra a figura abaixo.


7 - Esta opção sem dúvidas é uma das mais importante pois iremos definir informações como o nome do usuário, nome do computador e principalmente a senha que vamos utilizar mantendo assim a segurança de nosso sistema e arquivos.



8 - Após realizarmos as configurações iniciais o Ubuntu nos mostra uma prévia muito legal do que o sistema pode nos oferecer, note que durante a instalação você pode ir explorando o sistema mesmo sem estar utilizando o mesmo em si, navegando pelas informações.


9 - Ao final da instalação o sistema nos reporta a informação que o sistema foi instalado com sucesso e o computador precisa ser reiniciado para que as configurações entrem em vigor. Clique na opção "Restart Now" e aguarde a reinicialização.


10 - Após a reinicialização do sistema o Ubuntu nos leva até a tela de login onde vamos fornecer as informações que configuramos anteriormente de usuário e senha conforme nos mostra a figura abaixo.







11 - Após o logon você poderá desfrutar de todos os recursos que o Ubuntu 12.10 Desktop pode nos oferecer.



Nós do Layer3 temos o prazer de poder disponibilizar a todos vocês este pequeno tutorial sobre a instalação do Ubuntu.

"Ubuntu entre outras palavras quer dizer "humanidade com os outros" e uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para outros, apoia os outros, não se sente ameaçada quando outros são capazes e bons, baseada em uma autoconfiança que vem do conhecimento que ele ou ela pertence a algo maior e é diminuída quando os outros são humilhados ou diminuídos, quando os outros são torturados ou oprimidos."

Obrigado a todos e não deixem de postar suas dúvidas ou comentários.

Forte Abraço.